A Agropalma anunciou ontem (05) que está retomando a produção de biodiesel em sua unidade em Belém (PA). A retomada acontece cerca de 15 anos depois de ter desistido de sua primeira investida no setor de biodiesel.
A nova usina da Agropalma tem porte bastante modesto. A autorização de operação emitida pela ANP no final de julho permite que ela produza apenas 36 mil m³ por ano, o que a coloca na 55ª posição do ranking nacional de usinas. Uma nota publicada pelo Broadcast – serviço de notícias em tempo real da Agência Estado – informa que a empresa mira a produção de 19 mil m³ inicialmente.
Apesar da informação que a planta voltou a fabricar biodiesel, a empresa ainda precisa do registro da Receita Federal para poder voltar a comercializar regularmente sua produção.
Mercado local
A produção será voltada principalmente para o atendimento do mercado paraense de biodiesel. No ano passado
No ano passado, o mercado paraense movimentou cerca de 2,8 milhões de m³ de óleo diesel rodoviário, o que demandou aproximadamente 382,5 mil m³ de biodiesel puro para atender à mistura obrigatória. No entanto, a produção estadual não chegou a 180 mil m³.
Além da Agropalma, o Pará só conta com outras duas usinas ativas: a Be8 de Santo Antônio do Tauá e a Oleoplan de Tomé-Açu.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Broadcast